Blog Home / Destaque / Outubro rosa: mitos e fatos sobre câncer de mama

Outubro rosa: mitos e fatos sobre câncer de mama

Outubro rosa é o movimento reconhecido internacionalmente que se dedica a conscientizar cada vez mais mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Segundo dados oficiais do Instituto Nacional do Câncer (INCA), um em cada três casos pode ser curado se for descoberto logo no início. 

Por isso, é importante tratar cada vez mais abertamente do assunto. Conhecimento também é uma forma de autocuidado e merece ser compartilhado. Pensando nisso, fomos consultar a ginecologista Cidinha Ikegiri que de início nos trouxe um dado muito importante: mudanças bem-sucedidas no estilo de vida podem prevenir casos de câncer de mama.

Vem saber o que mais descobrimos!

8 coisas que você precisa saber sobre câncer de mama

1. Nem sempre é hereditário! Apenas 15% das mulheres diagnosticadas com câncer de mama possuem casos na família. 

2. Não acontece só com idosas. 25% das mulheres diagnosticadas com câncer de mama têm menos de 50 anos.

3. Atenção às fakenews! Não existem evidências científicas suficientes que comprovem que desodorantes e antitranspirantes sejam fatores de risco de câncer de mama.

4. Dá pra prevenir! 40% dos casos de câncer de mama poderiam ser evitados com alguns ajustes no estilo de vida das pacientes. 

5. Sutiã não interfere! Não há evidências que comprovem que não usar sutiã seja um fator de risco. Até o Instituto Internacional do Câncer já refutou qualquer afirmação relacionada a isso.

6. Beber pode ser um agravante. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo de álcool é, sim, um fator de risco para o diagnóstico de câncer de mama.

7. Já se movimentou hoje? A prática de exercício físico intenso por mais de 4 horas por semana está diretamente relacionada à diminuição dos riscos de diagnóstico de câncer de mama entre 30 a 40% dos casos.

8. Tem cura! Quando diagnosticados precocemente, 95% dos casos de câncer de mama têm chances de cura.

Compartilhe essas informações com outras mulheres e vamos juntas! Agora, é só se cuidar e se dedicar a criar hábitos mais saudáveis para combater o câncer. 

NOVAS INSPIRAÇÕES

veja mais

Pensando em renovar o visual? Na lista de o que não pode faltar no guarda-roupa feminino, algumas peças […]

Que tal montar um autêntico e estiloso look com calça alfaiataria para qualquer ocasião? Versátil e elegante, a […]